FAQs Teste Diagnóstico COVID19

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1. As crianças também têm que fazer o teste?
O teste só é exigido para crianças com 12 ou mais anos. Crianças com idade inferior não necessitam de fazer o teste.

2. Quanto tempo após a colheita tenho o resultado do teste?
O resultado do teste é enviado em 24-36 horas, para o passageiro e para as unidades de sáude publicas das respectivas regiões.

3. Se o resultado do meu teste for inconclusivo, o que acontece?
Se o resultado for inconclusivo não deve viajar e deve permanecer em confinamento até repetir o teste (De acordo com a resolução nº 484/2020 do Governo Regional da Madeira, se necessitar de mais esclarecimentos contactar lab.usp@iasaude.madeira.gov.pt).

4. Se o resultado do meu teste for positivo, posso viajar na mesma e fazer a recuperação na Madeira ou nos Açores?
Se o resultado for positivo não pode viajar, deve ligar para o SNS 24 (808242424) e seguir todas as recomendações das autoridades de saúde. O CEDOC comunicará os resultados dos testes às autoridades de saúde que farão o acompanhamento do caso.

5. Como me é enviado o resultado do teste?
O resultado do teste é enviado por e-mail em pdf para o passageiro e para as unidades de sáude publicas das respectivas regiões.

6. Cidadãos estrangeiros ou apátridas podem também fazer o teste gratuitamente ao abrigo deste protocolo?
Qualquer pessoa com passagem aérea válida para os Açores ou para a Madeira (Funchal ou Porto Santo) pode fazer o teste gratuitamente.

7. Qual é o custo do teste?
O teste é gratuito para todos os passageiros que apresentem bilhete válido para a Região Autónoma dos Açores ou da Madeira.

8. Vou viajar com a minha família. Tenho que preencher um agendamento para cada um dos membros da família?
Sim. É necessário o preenchimento de um agendamento individual por cada viajante. Cada viajante vai receber um agendamento individual.

9. Um passageiro que vá voar a partir dos aeroportos do Porto ou de Faro, pode fazer o teste em Lisboa no CEDOC?
Sim. Qualquer passageiro com destino nos Açores ou na Madeira pode fazer o teste no CEDOC. As despesas de deslocação ao local de realização do teste não estão cobertas.

10. Onde se pode preencher o inquérito epidemiológico?
É obrigatório o preenchimento do inquérito epidemiológico nas 12 a 48 horas prévias ao embarque.
Para viajar para a Madeira pode aceder a este inquérito em https://madeirasafe.com/#/login.
Para viajar para os Açores será necessário preencher o inquérito para a Autoridade de Sáude Regional disponível em https://covid19.azores.gov.pt/.

11. Posso embarcar sem fazer o teste de diagnóstico?
Sim. Não é necessário efetuar um teste para embarcar com destino às Região Autónoma dos Açores ou da Madeira. Os passageiros desembarcados nos aeroportos da Região Autónoma dos Açores ou da Região Autónoma da Madeira que não tenham realizado teste PCR para a doença COVID-19, fá-lo-ão no aeroporto de chegada. Após a realização do teste PCR, o passageiro seguirá para o seu destino, onde deve aguardar pelo resultado do teste PCR, em confinamento.
Caso viaje para a Madeira, para mais informações contactar lab.usp@iasaude.madeira.gov.pt.
Caso viaje para os Açores, para mais informações contactar a Linha Açores de Esclarecimento não Médico: (+351) 800 29 29 29, e-mail: esclarecimentocovid19@azores.gov.pt, website: https://covid19.azores.gov.pt/.

12. A reserva da viagem é suficiente para fazer o agendamento de um teste?
Não. Os passageiros devem apresentar um documento que comprove a reserva e pagamento da viagem como recibo de pagamento, bilhete electrónico ou cartão de embarque.

13. Já fiz o teste serológico para o SARS-Cov2, o resultado desse teste substitui o teste PCR?
Não. O teste de serológico apenas indica se já esteve em contacto com o vírus e não mostra se tem uma infecção activa. Deve sempre realizar um teste PCR.

14. Para efetuar o teste no CEDOC é necessária uma colheita de sangue?
Não. O teste de diagnóstico SARS-Cov2 apenas requer a recolha de uma amostra da nasofaringe e orofaringe utilizando uma zaragatoa.

15. Há necessidade de preparação prévia para o teste?
Não . O teste de diagnóstico SARS-Cov2 não requer qualquer preparação prévia.

16. Como posso fazer o meu agendamento?
O agendamento é feito diretamente pelo passageiro num sistema de agendamento online (https://cedoc.masterinsoft.com/#/) que pode escolher um horário que lhe for mais conveniente, até 3 dias antes do voo, e é confirmado automaticamente tendo em conta os horários disponíveis e o período de validade dos resultados do teste.

17. O que devo fazer na data agendada?
No dia agendado, os passageiros devem comparecer no local e hora indicados e apresentar Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade/Passaporte, Cartão do Serviço Nacional de Saúde e comprovativo do pagamento da passagem aérea (ex. bilhete eletrónico).

18. Não tenho acesso ao sistema de agendamento online como posso agendar?
O agendamento pode ser solicitado por telefone, para o telemóvel (+351) 910 459 769 ou para o telefone fixo (+351) 218 803 120, de 2ª a 6ª feira, entre as 9h00 e as 17h00.

19. Fiz o agendamento no google forms antes do sistema de agendamento estar disponível vou perder o acesso?
Todos os agendamentos prévios a dia 15 de Julho (data disponibilizada para o sistema on-line) feitos no google forms foram transitados para o sistema on-line.

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