"Ciência em 2016"

ciencia 2016 observador

Among other scientists, Paula Macedo and Maria S. Correia were invited to comment on the future highlights of Science that should stand out during 2016.
Focusing on translational research, individualised medicine and the era of human phenotyping, they did not forget the need and the importance that should be given to science communication.

"MEDICINA: “Travar envelhecimento deverá ser um foco além do tratamento das doenças”
Maria Paula Macedo, membro da direção do Cedoc, e Maria Serrano Correia, do Gabinete de Comunicação de Ciência do Cedoc – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

“Na era que se aproxima, os próximos estudos contemplarão uma interface entre a genómica [função biológica dos genomas] e o fenótipo individual [aspeto físico]. Novas aplicações em telecomunicações e sensores permitem avaliar em contínuo cada indivíduo e identificar marcadores de fenótipos que sinalizam fatores de risco no desenvolvimento de determinada patologia. Hoje em dia, já é possível identificar a dimensão e estilo de exercício, o tipo de sono, a variação das glicemias (glucose no sangue) e muitos outros fatores envolvidos, por exemplo, em doenças crónicas.
Num primeiro tempo é imperioso identificar fatores de risco, que reconheçam a interface entre genótipos/fenótipos e que levem a uma intervenção mais imediata e personalizada. Consegue-se fazer uma estratificação das patologias e distinguir os indivíduos com diabetes que poderão desenvolver retinopatia diabética dos que desenvolverão pé diabético.
Depois, é importante perceber como manter a qualidade de vida nos anos de ouro: a ciência básica focada nos mecanismos de envelhecimento para travar este processo – nas células, nos órgãos, no corpo -, deverá ser um foco além do tratamento das doenças.
Por fim não podíamos deixar de referir a Ciência da Comunicação. Faça-se a Ciência que se fizer, temos o direito e o dever de a comunicar. Com mais ou menos tecnologia, com robôs ou sem eles, a comunicação e a relação humana fará sempre diferença.”

You may find the complete news on Observador website.

Written by